O QUE FAZ UM UROLOGISTA

Urologista é o médico responsável pelo tratamento dos problemas relacionados ao trato urinário de homens e mulheres e genital dos homens. Todo urologista obrigatoriamente teve a formação como médico, especialização (residência médica) em cirurgia geral e especialização (residência médica) em urologia. São onze anos de estudos para habilitá-lo a tratar clinicamente ou cirurgicamente destes problemas. A urologia apresenta interface com praticamente todas as especialidades médicas.

O médico urologista normalmente atende pacientes em consultório, acompanha pacientes internados,realiza cirurgias e exames diagnósticos. Tradicionalmente, o médico urologista assume importante papel na realização de exames preventivos e check-up para os homens.O urologista trata dos problemas nos rins, ureteres, bexiga, uretra, próstata,adrenais, testículos, epidídimos e pênis.

Há uma enorme quantidade de doenças tratadas pelo urologista, em homens e mulheres de todas as idades,incluindo infecções, inflamações, tumores, cálculos, incontinência urinária,infertilidade, realização de transplante renal.

Disponível em: <http://sbu-sp.org.br/publico/informacoes-uteis/o-que-faz-um-urologista/>.

Acesso em: dezembro 2017